Acupuntura

Acupuntura

ACUPUNTURA

O que é a Acupuntura?
Trata-se de uma técnica que usa a capacidade natural do corpo voltar à normalidade, com efeitos terapêuticos obtidos através da estimulação com agulhas extremamente finas nos tecidos (pele e músculos). Através deste método, o técnico pode modular o funcionamento do Sistema Nervoso, do Sistema Endócrino, do Sistema Imunitário, assim como das glândulas exócrinas.

Em que doenças é eficaz?
A eficácia da acupuntura está reconhecida no tratamento da artrose da anca, joelho, na lombalgia e cefaleia de tensão, dor crónica do ombro e em outras várias situações clínicas.

Como funciona?
A estimulação local com agulhas permite uma libertação de substâncias que condicionam aumento da circulação local e melhoria da oxigenação e nutrição dos tecidos. Também existe a nível local uma estimulação da atividade do Sistema Imunitário. A estimulação das terminações nervosas da pele, músculos, cápsulas articulares, periósteo, etc, durante a manipulação ou estimulação elétrica das agulhas desencadeia processos de resposta neurológica a nível do sistema nervoso central e periférico, que explicam a ação terapêutica, influenciando diferentes estruturas e as vias de transmissão da dor.

A acupuntura tem efeitos secundários?
Trata-se de uma técnica muito bem estudada e bem documentada, mas pode ter efeitos secundários  e riscos que devem ser esclarecidos pelo seu médico.