Fisioterapia

Na fisioterapia  

FISIOTERAPIA

Qual a função do Fisioterapeuta?
O Fisioterapeuta é o profissional de saúde que o pode ajudar a manter, potenciar ou recuperar o movimento e a função em qualquer etapa da vida.
Se procura manter um corpo são, forte e flexível, a Fisioterapia pode ajudá-lo a compensar as sobrecargas e alterações posturais impostas ao corpo no dia-a-dia, através do exercício clínico e da consciência corporal. Procura-se assim evitar a lesão ou disfunção, através da promoção de saúde.

Quando a lesão ou disfunção está já instalada, o Fisioterapeuta serve-se do seu profundo conhecimento do corpo humano para, através de uma avaliação detalhada, estabelecer o seu diagnóstico e respetivo plano de intervenção de forma a restabelecer a funcionalidade e maximizar a qualidade de vida do utente.

Quais os motivos/patologias mais frequentes da consulta de Fisioterapia?
A intervenção em Fisioterapia estende-se a diferentes condições de saúde, públicos, e idades. Assim, é muito frequente atuarmos em condições músculo-esqueléticas como entorses, fraturas, tendinites, dores de coluna, estiramentos e roturas musculares, hérnias discais, bem como no período pós-cirúrgico, quando muitas destas lesões/disfunções exigem uma intervenção cirúrgica.
A reeducação da postura é igualmente uma necessidade patente na grande maioria dos utentes que recorrem à Fisioterapia.
A consulta de Fisioterapia é também bastante solicitada para a reabilitação de condições neurológicas, como AVC’s, Traumatismos Cranianos, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Paralisia Facial, entre outras.
No caso das crianças, é comum a procura dor serviços de Fisioterapia por condições respiratórias, como a Bronquiolite, por atrasos do desenvolvimento, torcicolos ou, já no campo neurológico, por patologias como a Paralisia Cerebral. Também na área da Saúde da Mulher a Fisioterapia pode ajudar no acompanhamento no período pré e pós-parto ou em disfunções do períneo, como a Incontinência Urinária.


Em quanto tempo posso esperar uma melhoria da minha patologia?
No final de cada consulta de Fisioterapia deve esperar sentir-se um pouco melhor. No entanto, o tempo total de recuperação é condicionado por muitos fatores, entre eles a idade do utente, o tipo de patologia e complicações associadas, a motivação que apresenta para se envolver no seu próprio processo de recuperação. Após a avaliação inicial, o Fisioterapeuta poderá indicar-lhe com mais precisão qual o tempo médio necessário para recuperar a sua funcionalidade.


Porque devo escolher um fisioterapeuta do Centro Médico da Baixa?
A Fisioterapia é uma área em crescimento, e cada vez mais há necessidade de procurar profissionais especializados, que invistam na sua formação profissional e se mantenham a par das necessidades atuais. No Centro Médico da Baixa poderá encontrar profissionais motivados, empáticos, e, acima de tudo, apaixonados pela profissão. Estes são fatores determinantes para criar uma relação de confiança com o utente, sem descuidar o profissionalismo e o rigor no trabalho.
O facto de integrarem a equipa multidisciplinar do Centro Médico da Baixa (médicos, nutricionistas, psicólogos, podólogos, enfermeiros,…) permite aos Fisioterapeutas estarem em constante comunicação com estes profissionais, e, se necessário, estabelecer em conjunto o melhor plano de intervenção para cada utente. É, como gostamos de dizer, um verdadeiro trabalho em equipa.