Podologia

Os cuidados a ter   

PODOLOGIA

Quem deve cuidar dos seus pés?
Como base de sustentação do corpo humano, os pés estão sujeitos a uma série de agressões que provocam doenças, muitas vezes com graves consequências.
Diagnosticar e tratar cabe ao especialista habilitado para tal: o Podologista.

O que é a podologia?
A Podologia consiste no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e alterações dos pés e as suas consequências no corpo.
Em termos clínicos, o Podologista – assim se chama o especialista em Podologia – previne e trata as causas das doenças dos pés.

Quais as áreas de intervenção?
Podopediatria – Tem como área de estudo o pé da criança e procura detectar precocemente as alterações existentes, para que o tratamento seja mais eficaz e assim assegurar um crescimento mais correto dos pés.
Podogeriatria – Com o envelhecer desenvolvem-se várias patologias que têm origem ou repercussões no pé. Para esta população o caminhar e a autonomia são dois aspectos extremamente importantes e é nesse sentido que a Podologia geriátrica através do estudo e tratamento do pé, diminui as alterações apresentadas e promove assim uma melhoria na qualidade de vida.

Pé de risco – Deste grupo fazem parte as pessoas que apresentarem insuficiência vascular, metabólica e/ou neurológica. O principal grupo do Pé de Risco é o Pé Diabético.

Neste ponto a Podologia pretende minimizar os factores de risco, investindo na prevenção e tratamento das lesões.

Podologia Desportiva – O desporto pode ser praticado como passatempo e/ou como profissão. Em ambos os casos, é importante estudar os movimentos técnicos da modalidade e as características do praticante para que se possa detectar e prevenir o aparecimento de lesões.

Podologia Laboral – Cada profissão tem a sua especificidade no que diz respeito ao tipo de calçado usado, tipo de piso, nº de horas de pé, entre outras. Essas características influenciam diretamente os pés e podem ser estudadas de forma a minimizar as consequências do trabalho.