Psicologia Clínica

O Psicólogo

PSIQUIATRIA

Qual a função de um psicólogo clínico?
Um psicólogo dedicado à psicologia clínica é um profissional cuja intervenção é centrada na relação terapêutica, não receitando qualquer tipo de medicamentos. A psicoterapia é, por isso, uma forma de tratamento que se faz essencialmente através da palavra e da reflexão em torno de comportamentos, sentimentos e emoções com significado na vida do cliente. Com uma intervenção psicológica especializada pode intervir-se precocemente na prevenção do adoecer psíquico, minimizar a sintomatologia existente e promover uma vivência emocional com maior qualidade e equilíbrio. A psicologia clínica acompanha diversos tipos de problema, independentemente da origem ser fisiológica/orgânica (uma doença), existencial ou traumática.

Quais os motivos mais frequentes nas nossas consultas?
São variadas as razões que podem motivar a procura de ajuda junto de um profissional. A gestão da ansiedade, a dificuldade em tomadas de decisão, a instabilidade emocional ou mesmo algumas perturbações psiquiátricas beneficiam de apoio psicoterapêutico. A desmotivação e o desânimo, bem como dificuldades nos relacionamentos interpessoais e familiares são questões muito frequentes em consulta.

O que pode esperar da nossa consulta?
A intervenção psicológica através da psicoterapia é uma experiência interpessoal significativa e, quase sempre, com grande impacto em quem nos procura. No âmbito de uma relação terapêutica segura e confidencial, o espaço da terapia irá permitir aumentar o conhecimento que temos de nós mesmos, refletir em torno das muitas possibilidades de ação e devolver-nos um maior bem-estar. Pode contar com um serviço profissional, humano, flexível e próximo.